sexta-feira, 8 de maio de 2020

A BNCC NA PRÁTICA ESCOLAR

Quem atua na área da Educação, principalmente na área Técnica Pedagógica, como eu, neste ano de 2020, anda enfrentando inúmeros desafios, alem de reorganizar o currículo escolar de acordo com a BNCC, ainda temos que adequar nossas ações e o calendário escolar aos tempos de pandemia. O primeiro passo, porém, é entender o que é a BNCC e de que forma vamos organizar o trabalho escolar para adequá-lo as novas diretrizes. Então, o que é a BNCC? 



A Base Nacional Curricular Comum-BNCC se trata de um documento orientador que aponta o que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. Ela traz as habilidades e competências que são consideradas essenciais e que devem ser desenvolvidas nas escolas. A BNCC prevê o que é essencial para o aluno, mas permite que as escolas tenham a liberdade de decidir aquilo que irá constar no currículo. Ela incentiva que as escolas incluam pontos referentes à sua identidade, cultura e contexto. O objetivo disso é garantir a igualdade e a equidade, por meio do respeito à diversidade cultural do Brasil.
Conforme a BNCC, “As aprendizagens essenciais concorrem para assegurar o desenvolvimento das dez competências gerais, que consubstanciam no âmbito pedagógico. As competências são definidas como mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos) habilidades (práticas cognitivas e sócio emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas na vida cotidiana do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (BRASIL, 2017)"
A BNCC já traz consigo o norteamento necessário  em relação a Concepção de Currículo, concepção Pedagógica, Fundamentos Pedagógicos, Metodologias e avaliação que vão definir o perfil do professor e o protagonismo do aluno no processo ensino aprendizagem. Desta forma, vamos conhecê-los:
@ Concepção de Currículo: O Currículo escolar de acordo com a BNCC deve ser construído como um instrumento  que integra a dimensão humana aos requisitos necessários para a vida em sociedade, buscando ofertar uma formação integral aos sujeitos do processo educativo, possibilitando aos sujeitos envolvidos  compreenderem diferentes dimensões da vida e do ser social. Para isso, precisa estar em consonância com a cultura, diversidade e peculiaridades daqueles que a compõe.  
@ Concepção Pedagógica: concepção de sujeito sócio-histórico( quando o desenvolvimento do individuo acontece  como resultado de um processo sócio-histórico baseado na linguagem e na interação do sujeito com o meio, com o outro e seus grupos sociais);
@ Fundamentos Pedagógicos: A Escola deixa de focar nos conteúdos a serem trabalhados e se foca nas habilidades s serem desenvolvidas nos alunos, preocupando-se com a sua formação integral.
@ Metodologias: Devem ser adotadas na Escola, metodologias de ensino que busquem inovar as práticas pedagógicas, oferecendo ao estudante a oportunidade de uma postura ativa, interessada e comprometida no processo de aprendizagem. Para tanto, é imprescindível a inclusão não só dos objetos de conhecimento, mas também, sua contextualização, experimentação, integração entre disciplinas, áreas de conhecimento, vivências e convivência em tempos e espaços escolares e extraescolares, mediante aulas e situações diversas. Ressaltando a inserção de recursos digitais no planejamento das aulas.
@ Avaliação: De acordo com a BNCC as Escolas devem trabalhar com a avaliação Formativa a qual, possui várias funções, que inicia com a função diagnóstica, que visa a perceber os conhecimentos prévios dos alunos e a bagagem sociocultural e familiar que o aluno traz, passando em seguida para uma função reguladora e orientadora e finaliza com a função de certificação do processo de aprendizagem. Desta forma, a avaliação Formativa, como processo orientador, visa orientar o aluno no seu processo de aprendizagem, procurando identificar suas dificuldades e buscando meios para ajudá-lo a progredir.

Estes são os principais itens que precisamos entender a partir daí temos o desafio da construção do Currículo Escolar e da Reformulação do Projeto Político Pedagógico-PPP, que serão temas para os próximos posts.

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