terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Escola como Contexto Favorável ao Desenvolvimento Humano.






Atualmente, a educação escolar deve se delineada a partir de um currículo que esteja articulado com os saberes necessários para o processo de humanização dos discentes, a qual combinada com a interação das crianças com os adultos nos contextos diversos que a criança interage na sua Comunidade, trará notórios progressos no processo humanizante dos discentes. Vale ressaltar que essa interação requer do adulto uma preocupação constante com sua postura frente a criança, uma vez que esse processo de humanização hoje, não acontece somente no contexto escolar, mas principalmente, no convívio com os adultos. Assim, os adultos devem aproveitar o tempo disponível de interação com as crianças para ensinar algo que possa contribuir com a sua construção do conhecimento. 
Na Escola, o discente aprende os conhecimentos sistematizados, desenvolve competências e habilidades que devem ser aplicados na sua vida cotidiana, onde por sua vez, interage com pessoas de várias idades e contextos diferentes, dando-lhe oportunidades de extrair desta interação conhecimentos que não são aprendidos na Escola. No entanto, a Escola deve organizar-se a estar apta a oferecer a este educando, uma relação mais profunda, tanto na abordagem dos conteúdos que devem ser contextualizados, quando nas relações interpessoais no contexto escolar, pois para que este aluno aprenda, ele precisa confiar e para confiar, tem que haver envolvimento emocional entre as partes. Pois se percebe em alguns contextos escolares, uma relação muito superficial, restrita e impessoal entre docentes e alunos.
Percebe-se que quando há este envolvimento, consequentemente o adulto seja professor ou não, realmente se preocupa com o desenvolvimento efetivo das crianças. Portanto, o currículo escolar deve ser pensado, levando em consideração de forma a desenvolver neste aluno, todo o legado humano que vem sendo construído ao longo do tempo, seja cultural, cognitivo e emocional, de forma com que a Escola se torne cada vez mais favorável ao desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário