terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONTEUDOS TRABALHADOS E SABERES NECESSÁRIOS





Percebe-se na atual conjuntura educacional, uma total falta de articulação entre os conteúdos que são trabalhados e a real necessidade do que o aluno deve aprender, levando em consideração o que vai ser cobrado depois nas avaliações externas a que os alunos serão submetidos, como por exemplo, a provinha Brasil e a Prova Brasil, que por sinal estará acontecendo este ano. Não há uma consonância das propostas educacionais nacionais, com a forma como os conteúdos são organizados nas escolas, de forma que o que está sendo ensinado acaba tornando-se obsoleto e o que deveria ser ensinado fica entre os conteúdos que nunca são trabalhados série após serie, devido a falta de tempo no cumprimento dos conteúdos e por alguns profissionais acharem que estes não são relevantes para a formação do aluno.
Essa situação fica mais evidente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como por exemplo, na disciplina de Matemática, onde conceitos básicos de geometria, fração, porcentagem e outros são deixados de lado, pois os alunos passam o ano todo fazendo continhas vazias e abstratas de números aleatórios das quatro operações, em uma fase em que deveriam estar trabalhando com o concreto, jogos e resolução de problemas a fim de apreender e compreender os conceitos matemáticos, desenvolvendo o seu raciocínio lógico. Vale ressaltar que se forem analisadas as questões da prova Brasil, são justamente esses conteúdos que não foram trabalhados que vão compor a maioria das questões propostas.
A meu ver, esse velho discurso,  repetido todo inicio de ano por alguns docentes:” Eles não sabem tabuada, vou trabalhar só em cima das quatros operações, pois precisam aprender a calcular...” e que geralmente é executado, tem que ser abolido das escolas. O que vem acontecendo na verdade, ano após ano, nas séries iniciais, é que o aluno vem sendo tolhido do seu direito de aprender de forma ampla, condenado a repetir dia após dia, a tabuada de forma repetitiva, sem nenhum aprendizado significativo.  Isso explica o baixo rendimento no 6º Ano e os altos índices de evasão e repetência, quando este aluno deveria estar colocando em prática, vários dos conceitos que deixou de aprender nas séries iniciais.
A minha sugestão é que se faça uma grande discussão, levando todos esses aspectos em consideração, a fim de reorganizar o conteúdo programático,  de forma que esse círculo vicioso não se mantenha em nossas escolas e nossos alunos possam usufruir de forma plena do seu direito de aprender.

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